• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Rotina: uma bênção fora de moda

Diego Venancio
25/11/2022
No que você pensa quando ouve a palavra rotina? É algo que você aprecia ou abomina? Saiba como ela pode ser uma bênção de Deus.


Estou envelhecendo e a cada dia valorizo mais e mais o fato de ter uma rotina bem definida.

Com crianças pequenas em casa, é certo que ter uma rotina se torna uma necessidade. Entretanto, é uma pena que demorei tanto para entender isso e ter prazer na ordem, na repetição e na disciplina.

Com a maturidade, hoje valorizo qualquer pessoa que faça algo por 30, 40 ou 50 anos. Alguém que consegue ficar fazendo a mesma coisa por tantos anos é um verdadeiro herói na minha concepção. Nesse ponto eu era (ou sou) um zero à esquerda, mas estou mudando.

Pense: uma pessoa que faz a mesma coisa por tantos anos tem muita resiliência. É como uma árvore frondosa que suportou o vento, sol e chuva. Suas raízes se aprofundaram mais e mais por conta das investidas do tempo.

É assim que eu vejo.

Deus é Deus da ordem

Olhando para as Escrituras, conseguimos observar que Deus é o Deus da ordem. Ele poderia ter criado uma dinâmica de vida completamente diferente para nós, um modo de vida que nem podemos imaginar. Todavia, o modelo que Deus estabeleceu é um modelo que coloca as coisas em ordem.

No início da Criação, é dito a nós que a terra era sem forma e vazia. São palavras ditas para nos comunicar que havia caos, desordem. No entanto, Deus vai trabalhando de modo a organizar as coisas em dias, formas, espaços, tempo, cores e sabores.

Isso nos ensina algo sobre Deus e sobre a vida. Deus gosta de ordem. Quanto mais alinhados formos a essa ordem, mais sucesso teremos diante dEle e diante da vida como um todo.

A disciplina do nosso Senhor Jesus Cristo é algo a ser observado. Note o que lemos em João 6.

“Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.

E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6.38-39)

Jesus veio à terra com uma missão definida e a cumpriu perfeitamente, fazendo a vontade do Pai. O que me chama atenção é que Ele não veio fazer a própria vontade, mas a de Deus o Pai. Lembre que o fim dessa missão foi extremamente doloroso.

A rotina pode implicar dor

Jesus cumpriu a Sua missão em meio à dor, em obediência ao Pai. Para alguém ter sucesso na sua rotina, é necessário ter um bom propósito que o faça caminhar na mesma direção por longo tempo.

Lembrando a árvore do exemplo acima, devemos seguir olhando para o alvo, apesar do vento, chuva, sol, tempestades. Para alcançar esse alvo, certas coisas precisam ser feitas, outras abandonadas, coisas dolorosas, coisas que conseguimos somente pela disciplina.

Alguém já definiu disciplina como coisas que você faz e não gosta para alcançar aquilo que você gosta. Nesse processo está a rotina.

O problema que observamos nos dias atuais é justamente a falta de propósito na juventude. Pelo menos não há um propósito digno, elevado, altruísta.

Quando temos um compromisso que envolva outras pessoas, que não avalie somente o próprio umbigo, somos obrigados a permanecer firmes, disciplinados e pagando o preço. Certamente, existe dor. Entretanto, a rotina, creia você ou não, ameniza a dor.

A rotina pode trazer paz

A rotina nos ajuda a cumprirmos os propósitos. Ela nos ajuda a permanecermos firmes.

Só para ilustrar, venho trabalhando com transporte escolar. Comprei o carro da minha sogra que trabalhou com isso por 30 anos.

Para não atrasar na busca dos alunos, preciso ter uma rotina muito definida.

Essa semana meu carro quebrou. Precisei levá-lo ao mecânico e está lá há mais de uma semana. Tive que alugar outro carro para fazer o trabalho e esse fato mudou toda a minha rotina.

Percebi que a minha paz foi embora. Com a minha rotina alterada, as coisas entraram em desordem. Imagine o caos que está a minha semana, meu emocional, por causa de uma coisa relativamente pequena.

Coisas da vida, coisas reais, coisas pequenas impactam a nossa vida de maneira grandiosa e roubam de nós a paz.

É coisa de pessoas maduras

Eu era tolo quando mais jovem. Não tenho problemas de reconhecer isso. Eu tinha horror de viver uma vida monótona, repetitiva, em que fizesse a mesma coisa por anos. Eu acreditava que não suportaria o tédio de fazer a mesma coisa por dias, meses e anos.

Entretanto, eu estava enganado. O que eu mais precisava naquele momento era aprender sobre ordem. Eu precisava aprender sobre rotinas, sobre perseverança, pois essas coisas formam um homem maduro. Formam um homem que faz o que é necessário e não é levado pelo vento.

A rotina é bênção

Eu sofri e até hoje pago por escolhas que fiz por conta desse horror da rotina. Pulei etapas importantes. Fugi de muitas coisas, sempre porque não queria fazer as mesmas coisas durante muito tempo.

Eu era imaturo.

No entanto, Deus tem trabalhado na minha vida. O entendimento de que a ordem, a rotina é bênção de Deus para mim tem tomado a minha vida. A rotina é uma segurança. Não é fraqueza; ao contrário, só os fortes conseguem permanecer.

Em conclusão, não pense que ao seguir a Deus e Sua Palavra não é necessário ter rotina, disciplina, persistência. Seguir ao Senhor não é algo místico apenas, não é somente experiência. É um caminho, com os pés no chão – ou melhor, na Bíblia. Creia: isso requer de nós persistência e uma rotina muito bem definida.

Se não for assim, a sua vida espiritual e todo o resto correrão muitos riscos. Seja disciplinado e sábio, com a sabedoria que vem do alto.

“Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.

Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade,

guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos.

Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas.” (Provérbios 2.6-9)

 

Gostou deste texto sobre a rotina?

Compartilhe esta mensagem com os seus amigos, sua igreja e familiares. Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Conheça nosso YouTube e o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Pornografia: famílias em perigo
Próximo post
Estresse: uma oportunidade valiosa
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu