• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Recomeço: uma bênção especial da graça

João Eduardo Cruz
24/02/2023
Há diversas situações em que se pode parar, dar um passo atrás e recomeçar. Pode se dar na sua carreira ou em um relacionamento, só para dar um exemplo. E se não der certo, sempre será possível recomeçar mais uma vez. Mas há um recomeço que não tem como dar errado e suas consequências são para a eternidade.


Podemos aprender com a Bíblia algo que difere das diversas crenças que nos cercam: aquilo que chamamos de graça. Graça é o favor imerecido de Deus por nós pecadores. As Escrituras Sagradas nos ensinam que, do início ao fim, Deus nos cobre com a Sua graça, permitindo-nos um recomeço.

Os feitos da graça

É pela graça que somos alcançados.

“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6.44)

É pela graça que somos perdoados.

“No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.” (Efésios 1.7)

É pela graça que somos salvos.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” (Efésios 2.8)

É pela graça que somos sustentados.

“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (2Coríntios 12.10)

A graça nos sustenta

O que mais me fascina na graça de Deus é que nos capacita a permanecermos com Ele, mesmo quando pecamos. Não é que Deus ignore os nossos pecados por causa da graça; pelo contrário, fomos resgatados das trevas para a luz. O objetivo é que vivamos, a partir dessa nova perspectiva, uma vida de santidade. Na verdade, a graça faz com que tenhamos a condição necessária para termos um recomeço, quando pecarmos.

Deus não deseja que pequemos, é lógico, mas Ele sabe que pecaremos. Por causa da nossa natureza caída, temos a tendência de fazer o que O desagrada. Entretanto, Ele nos dá do Seu Espírito com três finalidades primárias: convencer-nos dos pecados, levar-nos ao arrependimento e capacitar-nos a recomeçarmos. A equação é simples: pecado + arrependimento = recomeço.

A graça de Deus no recomeço

Para recomeçar, é necessário recorrer à misericórdia de Deus, como também à sua própria. Ou seja, é preciso aceitar o perdão dEle e perdoar-se a si mesmo como foi perdoado por Deus. Não conseguir perdoar-se a si mesmo significa negar o perdão recebido. Isso se constitui de mais um pecado: o de menosprezar a graça.

Para recomeçar, é preciso encarar a verdade: sua inteira culpa e a ofensa direta a Deus. É também necessário reconhecer que tudo já foi devidamente ajustado, por meio do perdão.

No recomeço, também faz muita diferença a escolha que você faz sobre o que irá pensar diariamente depois de perdoado. Pensar incessantemente no erro cometido, no tempo desperdiçado com o pecado ou na possibilidade de repeti-lo minará a sua existência.

Em vez disso, escolha pensar nos atributos de Deus cotidianamente: Sua bondade, Seu amor, Sua misericórdia. Isso o fará lembrar que Aquele que o perdoou é maior do que qualquer culpa que possa ser ressuscitada.

Por fim, não esqueça: todo recomeço só é possível por meio de Jesus; não adianta tentar se consertar sozinho. Foi necessária uma cruz, um Salvador e uma morte para que pudéssemos acertar o caminho do perdão. Não há nova história se esta não for reescrita em Cristo.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Coríntios 5.17)

Para que o recomeço não seja em vão, busque manter-se no temor a Deus de todo o seu coração.

“Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.” (Provérbios 28.14)

Temor, aí, não se refere a medo de Deus, mas a um profundo respeito que o faz desejar nunca ofendê-lO.

A imutabilidade de Jesus no recomeço

No recomeço, você vai constatar que Jesus é sempre o mesmo. O recomeço é possível exatamente por causa dessa imutabilidade do nosso Senhor. Você poderá oscilar, sentir-se enfraquecido, pode até mesmo cair, mas o Senhor permanece sem alteração no Seu amor por você durante todo esse processo.

Jesus tratou disso, falando aos Seus discípulos:

“No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33)

O mundo, o sistema pecaminoso no qual os homens optam por viver, não pôde alterar em nada aquilo que Jesus era quando Se fez homem como nós. Se nem mesmo o mundo pôde demovê-lO do Seu amor pela humanidade, muito menos será alterado o amor que Ele tem pelos Seus eleitos. Isso é pura graça.

Nos planos de Deus, tudo transcorre conforme Ele tem planejado. Seus desígnios jamais podem ser alterados.

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6)

O seu recomeço está nos planos dEle. Não houve uma alteração sequer naquilo que Ele preparou especificamente para você desde o início.

Jesus ajusta as nossas emoções para recomeçarmos

É diante de Jesus que nos situamos e reconhecemos onde estamos, quem somos ou o que nos tornamos. Ao mesmo tempo, percebemos o quanto dependemos dEle para ir em frente. Foi assim que tantos pecadores foram confrontados e, por isso, desejaram recomeçar.

Jesus ajusta as emoções confusas daqueles que conseguem ver nEle um espelho para as suas almas e desejam, consequentemente, ser conformados a essa imagem.

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2Coríntios 3.18)

Jesus é o Senhor dos recomeços

Um dia teremos um último e definitivo recomeço: estaremos na eternidade com Jesus. Será o fim dos recomeços, porque esse que nos aguarda será eterno. Rogo a Deus que você esteja lá.

Jesus sabe que para o recomeço eterno precisamos dEle tanto quanto para os recomeços no tempo presente. Por isso, Ele garantiu que todo aquele que nEle crer não perecerá, mas recomeçará na vida eterna com Ele. Você crê nisso?

O Jesus que Se manifestou a você nesta vida é o mesmo que Se manifestará no recomeço eterno. Você já teve um encontro pessoal com Ele? Seu desejo agora é ver face a face Aquele que você tem conhecido a cada dia?

É no recomeço eterno que as lágrimas cessarão de uma vez por todas. A dor e o sofrimento serão apenas uma lembrança remota. Você está pronto para quando o dia do recomeço final chegar?

 

Gostou deste texto sobre a bênção do recomeço?

Compartilhe esta mensagem com os seus amigos, sua igreja e familiares. Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Conheça nosso YouTube e o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Velhice: uma condição desprezível ou desejável?
Próximo post
Guarde-se contra a vertigem da política
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu