• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

R.I.P. – Quem pode descansar na morte?

Marcos David Muhlpointner
17/03/2023
Na morte de alguém, é comum expressar o desejo que essa pessoa descanse em paz, mas o cristão pode realmente dizer isso para todos?


R.I.P., rest in peace na língua inglesa, ou requiescat in pace no latim, significa “descanse em paz”. É uma expressão usada para o momento da morte de alguém. O acrônimo também aparece em muitas lápides quando alguém é enterrado.

Não me lembro de ver o acrônimo nas lápides aqui no Brasil, mas é uma expressão que traz algum alívio para aqueles que perderam alguém e também mostra alguma esperança.

A morte entrou no mundo

A morte marca uma ruptura com a vida, com as pessoas que ainda estão vivas e perdem seus entes queridos. A Bíblia mostra que Adão e Eva não teriam morrido se tivessem obedecido à ordem de Deus de não desobedecerem a Ele no Jardim do Éden. Quando pecaram, indo contra a determinação de Deus, experimentaram o castigo de Deus imediatamente.

Adão e Eva se sentiram envergonhados e sentiram medo de Deus. Foi rompida a relação que eles tinham (1) entre si, (2) com Deus e (3) com a criação. As relações, por assim dizer, morreram e um novo tipo se estabeleceu.

Com o passar do tempo, eles passaram a experimentar a morte física com a deterioração de seus corpos. Daí, a vida biológica, efetivamente, deixou de existir.

Velhice, doenças e violência marcaram – e continuam a marcar – a história do fim da vida da humanidade. Na biologia, estudamos os processos de apoptose celular. Em linhas gerais, é a morte programada das nossas células pelo nosso DNA. Muitos estudos são feitos com o intuito de retardar essa apoptose celular. Entretanto, como você já sabe, os estudos conseguem apenas postergar a morte, não impedi-la de acontecer.

Quem realmente descansa em paz?

Nas redes sociais, quando alguma pessoa famosa e de relevância morre, muitas pessoas colocam alguma foto ou frase da pessoa com a escrita R.I.P. Fãs e parentes desejam isso para a pessoa que morreu como uma última expressão de afeto e consideração pelos falecidos.

No entanto, será que cristãos podem usar essa expressão para todas as pessoas? Embora seja “apenas” uma expressão de afeto, uma forma de consideração ou ainda uma forma de se expressar, aqueles que morrem sem Cristo vão descansar em paz?

Não pense que sou uma pessoa insensível, legalista ou algo parecido. No entanto, como cristão, não sou capaz de desejar que alguém que não tinha Jesus Cristo como seu Senhor descanse em paz. Não desejar isso para quem morreu não é falta de amor da minha parte com quem faleceu ou com seus familiares e amigos. Creio que a cosmovisão cristã deixa muito claro quem é que descansa em paz depois da morte. Veja o que o salmista escreveu:

“Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.” (Salmo 116.15)

Esse versículo suscita algumas perguntas sobre as quais eu o convido a pensar comigo.

Por que os santos morrem?

Mesmo as pessoas que seguem a Jesus Cristo passam pela morte, simplesmente porque são pessoas. O autor da carta aos Hebreus diz:

“O homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.” (Hebreus 9.27)

Infelizmente, morrer faz parte de quem está vivo.

Não somos sempre preservados dos sofrimentos desta vida, nem mesmo da morte. Por Sua providência, Deus pode nos poupar de certos sofrimentos, de doenças graves, até de uma morte dolorosa e sofrida. Todavia, dor, sofrimento e morte fazem parte da vida que temos, justamente por causa da desobediência de Adão e Eva.

Quem são os santos?

Você já deve ter percebido que nos velórios, quando alguém conversa sobre a pessoa que está sendo velada, são usadas apenas palavras de exaltação.

Basta a pessoa morrer para ser exaltada e serão lembradas só as coisas boas que ela fez.

Recentemente, no Brasil, morreu o “rei” Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Durante os dias do seu velório, a grande mídia se esqueceu do péssimo exemplo de pai que ele foi. Esqueceu-se das brigas para reconhecimento de filhos legítimos, de relacionamentos fora do casamento. Parecia que ele sempre foi um santo!

Na Bíblia, quando pessoas são chamadas de santas, é porque elas foram santificadas por Deus. Ou seja, foram separadas por Deus. São pessoas ainda pecadoras, é verdade, mas estão num processo de abandono da influência do pecado, um processo de santificação.

A Palavra de Deus reconhece que nenhuma perfeição será alcançada nesta vida. O anseio pela santidade, porém, já é um sinal da busca por ser santo.

“Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,

porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pedro 1.15,16)

Essa é a recomendação apostólica.

O Senhor aprecia a morte de quem O segue?

Certamente não é isso que o salmo está dizendo.

“O contexto do salmo revela a gratidão de um adorador que foi salvo da morte, e não de alguém que passou para a eternidade. O autor fala da morte com enfoque negativo. Não é uma experiência desejável nem pelo autor nem por Deus.” (Luiz Sayão)

A melhor maneira de entendermos a palavra “preciosa” é que é “algo que custa caro”. Essa mesma palavra aparece associada ao amor de Deus no Salmo 36, por exemplo.

“Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas.” (Salmo 36.7)

Imagine uma pedra preciosa, que custa muito caro, que tem um alto valor.

Conclusão

Quem passará a eternidade afastado de Deus, sem Sua presença, nos tormentos eternos do inferno não pode descansar em paz. Não haverá nem um único momento de tranquilidade para essa pessoa.

Quem não teve Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador nesta vida não O terá na vida por vir. Só poderão descansar em paz aqueles que foram santificados por Deus, que buscaram lavar suas roupas no sangue do Cordeiro.

Não adianta desejar que uma pessoa descanse em paz, mesmo como gesto de compaixão, se viveu em oposição a Deus!

 

Gostou deste texto sobre descansar na morte?

Compartilhe esta mensagem com os seus amigos, sua igreja e familiares. Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Conheça nosso YouTube e o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Reconciliação: podemos ter paz com todos?
Próximo post
Tudo sob controle: as visões de Daniel 8
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu