• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Barnabas: uma missão voltada à Igreja sofredora

Warton Hertz
20/01/2023
Saiba o que é a missão Ajuda Barnabas, qual a base bíblica do seu trabalho e como você pode participar da obra.


Meu nome é Warton Hertz e sou um dos autores do TEOmídia Blog. Além disso, faço parte da missão Ajuda Barnabas.

Escrevo aos da família da fé

A Bíblia ensina, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, que o povo de Deus deve estar sempre atento às necessidades daqueles que precisam de ajuda.

Primeiramente, em Levítico, Moisés dá instruções da parte do Senhor com relação aos pobres e estrangeiros.

“Quando fizerem a colheita de sua terra, não colham as espigas nos cantos dos campos nem apanhem aquilo que os ceifeiros deixarem cair.

O mesmo se aplica à colheita da uva. Não cortem até o último cacho de cada videira nem apanhem as uvas que caírem no chão. Deixem-nas para os pobres e estrangeiros que vivem entre vocês. Eu sou o SENHOR, seu Deus.” (Levítico 19.9-10)

Posteriormente, em Deuteronômio, Moisés afirma estas palavras sobre Deus:

“Ele faz justiça aos órfãos e às viúvas. Ama os estrangeiros que vivem entre vocês e lhes dá alimento e roupas.” (Deuteronômio 10.18)

Semelhantemente, o profeta Zacarias escreveu acerca do quarteto vulnerável.

“Não oprimam as viúvas, nem os órfãos, nem os estrangeiros, nem os pobres. E não tramem o mal uns contra os outros.” (Zacarias 7.10)

A generosidade no Novo testamento

Assim também, no Novo Testamento, Jesus nos ensinou sobre generosidade. Quando ajudamos os menores dos nossos irmãos, é ao Senhor que o fazemos. Similarmente, aqueles que se recusam a ajudar, é ao Senhor a quem recusam (Mateus 25).

A fé cristã, então, é marcada pelo amor a Deus e o amor ao próximo. O próprio Jesus disse:

“O mandamento mais importante é este: ‘Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças’.

O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Nenhum outro mandamento é maior que esses.” (Marcos 12.29-31)

Conforme o apóstolo João, na sua primeira epístola, a questão do amor a Deus e ao próximo é bem clara.

“Se alguém afirma: ‘Amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é mentiroso, pois se não amamos nosso irmão, a quem vemos, como amaremos a Deus, a quem não vemos?” (1João 4.20)

O destaque de Tiago na operosidade da fé

Tiago, por exemplo, escreveu duas vezes sobre a importância de ajudar o próximo. No primeiro capítulo de sua epístola, ele disse o que é importante para Deus.

“A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” (Tiago 1.27)

No segundo capítulo, ele mostrou que a fé sem obras é morta.

“De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém?

Se um irmão ou uma irmã necessitar de alimento ou de roupa,

e vocês disserem: ‘Até logo e tenha um bom dia; aqueça-se e coma bem’, mas não lhe derem alimento nem roupa, em que isso ajuda?

Como veem, a fé por si mesma, a menos que produza boas obras, está morta.” (Tiago 2.14-17)

Por fim, o apóstolo Paulo, em Gálatas, ensinou que devemos sempre fazer o bem.

“Por isso, sempre que tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” (Gálatas 6.10 – grifos do autor)

Ajuda Barnabas

Existe uma organização que foi fundada justamente para fazer o bem aos nossos irmãos e irmãs da família da fé. Ela se chama Barnabas Aid (Ajuda Barnabas).

Barnabas é o nome de Barnabé na língua inglesa. Conforme o livro de Atos, ele vendeu o seu campo para repartir com a igreja.

“José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que significa ‘Filho do encorajamento’, era da tribo de Levi e tinha nascido na ilha de Chipre.

Ele vendeu um campo que possuía e entregou o dinheiro aos apóstolos.” (Atos 4.36-37)

A fase atual da missão Ajuda Barnabas

A missão Ajuda Barnabas está expandindo a sua atuação no Brasil. Está em busca de parcerias para muitos dos seus projetos de auxílio à Igreja sofredora ao redor do mundo.

Comumente talvez se tenha a ideia de que organizações humanitárias estão simplesmente buscando ajuda financeira. Entretanto, o Ajuda Barnabas é diferenciado em dois aspectos.

Em primeiro lugar, grande parte da ajuda que envia não se dá em forma de dinheiro. Muitas vezes, a ajuda se dá em forma de alimentos, equipamentos ou hospitalidade.

Em segundo lugar, é uma organização de cristãos, através de cristãos e para cristãos. Ou seja, é uma instituição especializada em ajudar os da família da fé.

Por exemplo, através da iniciativa food.gives, você ou sua igreja pode doar alimentos não-perecíveis. Esses serão enviados a localidades onde cristãos têm carência de comida.

O programa medical.gives, por sua vez, envia equipamentos médicos a comunidades cristãs que não possuem acompanhamento médico adequado.

Além disso, o Ajuda Barnabas atua na relocação de refugiados cristãos fugindo de perseguição.

Lembre que Paulo também organizou um fundo destinado à Igreja que sofria por falta de recursos materiais na Judeia. Para tal, mobilizou a ajuda de várias congregações das mais variadas regiões, conforme podemos ver em 1Coríntios 16.

“Quanto à pergunta sobre o dinheiro que vocês estão coletando para o povo santo, sigam as mesmas instruções que dei às igrejas na Galácia.

No primeiro dia de cada semana, separem uma parte de sua renda. Não esperem até que eu chegue para então coletar tudo de uma vez.

Quando eu chegar, entregarei cartas de recomendação aos mensageiros que vocês escolherem para levar sua oferta a Jerusalém.” (1Coríntios 16.1-3)

Como saber mais e ajudar?

Você pode saber mais acerca do trabalho da missão Ajuda Barnabas no site oficial: www.barnabasaid.org. No menu, selecione Needs para saber das últimas necessidades.

Se você, sua igreja ou sua organização deseja ser parceiro da missão Ajuda Barnabas, ligue para nós: (43) 99958-9537. Esperamos o seu contato!

 

Gostou deste texto sobre a missão Ajuda Barnabas?

Compartilhe esta mensagem com os seus amigos, sua igreja e familiares. Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Conheça nosso YouTube e o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Religião: uma necessidade humana
Próximo post
Pelé: o rei se foi
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu